O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, enviou à Câmara Municipal, nessa segunda-feira (22/6), o projeto de lei que visa ampliar o Passe Livre Estudantil para as férias e fins de semana. Atualmente, o benefício garante aos alunos duas passagens diárias gratuitas no transporte público coletivo da cidade durante os dias letivos, de segunda a sexta-feira.
A proposta prevê que a gratuidade seja ampliada, a partir de julho de 2026, para os sábados e domingos, além dos meses de férias escolares. Até este mês de junho, mais de 265 mil carteiras de estudante de 2026 foram confeccionadas e entregues às entidades.
Do total, quase 213 mil são de alunos das redes públicas municipal, estadual, federal ou bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni). Cerca de 52,7 mil são integrantes da rede particular.
Outros milhares de documentos são solicitados à Etufor e confeccionados diariamente, aumentando dia a dia o impacto do Passe Livre Estudantil. Vale destacar que têm direito ao documento alunos residentes em Fortaleza e matriculados em instituições de ensino e cursos regularizados junto à Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), sejam públicos, sejam privados.
Benefício aos estudantes
Somente em 2026, de janeiro a junho, cerca de 9,5 milhões de passagens gratuitas foram registradas com o Passe Livre Estudantil no transporte coletivo de Fortaleza, representando uma economia de R$ 14,2 milhões aos bolsos dos estudantes da Capital, se considerada a tarifa de R$ 1,50.
Além das duas passagens gratuitas, a carteira de estudante confere ainda o direito à integração, quando o usuário utiliza mais de um ônibus ou van dentro do período de duas horas. O benefício foi utilizado pelos estudantes mais de 2,4 milhões de vezes apenas neste ano.
As viagens pagas com meia passagem pelos alunos já são a minoria nos embarques diários no transporte público fortalezense, totalizando, de janeiro a junho, 1,9 milhão de meias passagens – menos de 14% do total de viagens registradas com uso da carteirinha de estudante.
Direito à cidade
A ampliação do Passe Livre para todos os 365 dias do ano é compromisso de campanha do prefeito Evandro Leitão, e tem o objetivo de expandir ainda mais o direito à cidade para crianças, adolescentes, jovens e adultos estudantes da capital cearense.
As duas passagens diárias gratuitas durante as férias e os fins de semana proporcionam mais acesso aos equipamentos de lazer e cultura de Fortaleza, dos quais os alunos podem usufruir gratuitamente ou pagando meia entrada.
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, destaca a medida. “Este é mais um compromisso de campanha que realizamos. Garantir o Passe Livre Estudantil nos fins de semana e no período de férias é proporcionar e impulsionar o acesso dos nossos alunos ao lazer e à cultura. O aprendizado é integral quando se pode visitar um museu, ir ao cinema ou frequentar a praia. Tanto quanto os compromissos escolares, a vida social tem importância na formação humana e é isso que a Prefeitura de Fortaleza está incentivando com esse projeto de lei”.
O presidente da Etufor, George Dantas, acrescenta que “contemplar os estudantes com o Passe Livre é garantir a eles o direito à gratuidade não só na hora de estudar, mas de utilizar os diversos espaços da cidade”. “E com mais uma gratuidade, também damos um grande passo para conseguir chegar à Tarifa Zero em Fortaleza”, projeta Dantas.
Como solicitar a carteira de estudante
Estudantes que desejam obter a Carteira de Estudante de 2026 podem fazer a solicitação durante todo o ano, até dezembro, por meio do site da Etufor.
É preciso preencher formulário com os dados pessoais e enviar fotos legíveis da declaração de matrícula vigente, de documento oficial com foto, CPF e do comprovante de residência. Por fim, é necessário registrar a biometria facial, processo totalmente on-line e essencial para identificação do aluno no validador do transporte.
Para alunos da rede pública, a emissão da carteirinha é totalmente gratuita.
