A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) amplia, a partir de 2026, a estratégia de vacinação contra a dengue no estado, garantindo maior proteção à população e consolidando a imunização contra a doença na política permanente de saúde pública. O Dia D, a ser realizado no dia 17 de janeiro, integra a estratégia nacional coordenada pelo Ministério da Saúde e marca a ampliação do acesso ao imunizante para novos territórios.
A vacinação contra a dengue já vinha sendo administrada no Ceará desde 2024, porém de forma focal, restrita a 27 municípios e voltada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com esquema vacinal de duas doses (Qdenga, do laboratório Takeda), conforme orientação do Ministério da Saúde. Agora, a estratégia passa a alcançar todos os 184 municípios cearenses.
Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará, Ana Karine Borges, a ampliação representa um novo momento da política de vacinação no estado. “Estamos aumentando o acesso à vacina contra a dengue de forma planejada, com esquemas adequados para cada público e garantindo que a população tenha orientação clara sobre como e quando se vacinar”, afirma.
A vacina contra a dengue passa a integrar a rotina do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como outros imunizantes já consolidados no calendário vacinal.
Da vacinação focal à estratégia ampliada
2024: início da vacinação em 27 municípios cearenses, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
2025: consolidação da estratégia e monitoramento epidemiológico, com redução expressiva de casos.
2026: ampliação da vacinação de rotina para todos os municípios do Ceará e início da vacinação para outras idades em Maranguape, com a vacina do Instituto Butantan.