A Prefeitura de Fortaleza realizou um mutirão de limpeza de 4.300 bocas de lobo entre janeiro e março deste ano, número que representa um aumento de 152,64% em relação ao mesmo período de 2023, quando 1.702 estruturas foram desobstruídas. A ação faz parte do mutirão de limpeza e zeladoria promovido pela gestão municipal.
As bocas de lobo integram a rede de drenagem urbana e são essenciais para o escoamento da água da chuva, contribuindo na prevenção de alagamentos. A manutenção dessas estruturas é feita pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), que também coordena serviços como capina, varrição, limpeza de canais e lagoas, além da coleta de resíduos sólidos.
Mutirão de limpeza em Fortaleza
Ao todo, mais de 80 vias da capital já passaram por ações de limpeza neste ano. Foram limpos 136 canais e 11 lagoas. No mesmo período, a coleta domiciliar recolheu 165,7 mil toneladas de lixo.
Outros 197,3 mil toneladas de resíduos foram retiradas de pontos de descarte irregular. Já nos Ecopontos, mais de 16 mil toneladas de materiais volumosos foram entregues pela população, contribuindo para o descarte ambientalmente adequado.